Carlos Boechat
Psicologia Sexologia
Sobre Mim
Carlos Boechat Psicólogo Sexólogo
Blog
Tese de Mestrado
Fotos
CV
Galeria de imagens
ADOLESCENTE SEM ORGASMO

Adolescente sem orgasmo.

 

Tenho 18 anos minha primeira relação foi com meu namorado aos 16 anos. Não tenho orgasmo e não tenho sensibilidade no canal vaginal. No clitóris é gostoso, mas não chego ao orgasmo, nem sozinha! Já tive orgasmo em sonhos. Isso é possível? É normal a mulher não ter sensação na vagina?

 

O orgasmo feminino não é uma simples fricção de pênis ou estimulação clitoridiana. A mulher, via de regra, recebe influências sociais e emocionais que interfere na percepção do prazer. Conflitos emocionais e religiosos, medo de gravidez, insegurança no ato sexual, medo da reação do parceiro e inúmeras fantasias catastróficas inviabilizam todos os processos do sentir.

Nossa adolescente iniciou sua vida sexual com seu namorado e suponho que a fez amando e em situações adequadas tais como: local adequado e prevenções. Mesmo nessa situação ideal, conflitos morais como desobediência com os pais e conceito de pecado podem influenciar bastante. Outro fator forte nessa fase é o medo de ser “falada”.  Da relação com o namorado terminar após conseguir o sexo, de não ser interessante, além de complexos corporais como focar na celulite ou estrias perdidas no corpo. Fixar no que acredita ser problema afasta do prazer orgástico.

Existe o aspecto do homem na relação. Importante verificar se ele é portador de ejaculação precoce. Esse fator é crucial para o prazer penetrativo e se as carícias executadas no clitóris são boas o suficiente. O homem não nasce sabendo como agradar a uma mulher e cada uma é bem diferente da outra, portanto, a comunicação se torna imperativa no sexo prazeroso. Contudo essa mulher me relata que não tem prazer na masturbação embora experimente uma sensação agradável no clitóris e nada no canal vaginal. Esse fato não é comum. Necessário buscar avaliação do ginecologista e provavelmente uma psicoterapia sexológica. Por quê? Ela já teve orgasmo durante o sonho, portanto a capacidade neurológica de prazer está saudável. Creio que o bloqueio é emocional por razões impossíveis de afirmar além das possibilidades já afirmadas acima.

Importante lembrar que se a falta de orgasmo não é um problema para o par e se o prazer possível satisfaz a ambos talvez não seja necessário procurar ajuda. Na minha experiência clínica os homens ficam inquietos quando a mulher não tem orgasmo. Parece que para nós homens, isto é um atestado da nossa incompetência ela não ter prazer com nosso pênis, podendo trazer problemas relacionais no futuro, com outros parceiros.

Existe relatos clínicos e de pesquisas que em torno de 30% das mulheres não têm orgasmos e destes cerca de 12% sem causa aparente ou justificável. A entrega, a perda do controle sobre as coisas ajudam bastante no prazer. Mulheres controladoras tendem a terem dificuldades, uma vez que a percepção orgástica, além de uma descontração muscular, é uma entrega. Se existir controle não existirá entrega.

<< Voltar Criar novo comentário
0 Total de itens
Criar novo comentário
Nome*
Assunto*
Comentário*
Por favor digite o código da imagem a seguir*
Recarregar imagem

Sobre MimCarlos Boechat Psicólogo SexólogoBlogTese de MestradoFotosCVGaleria de imagens