Carlos Boechat
Psicologia Sexologia
Sobre Mim
Carlos Boechat Psicólogo Sexólogo
Blog
Tese de Mestrado
Fotos
CV
Galeria de imagens
APOSENTADORIA E SEXUALIDADE
 
O período da aposentadoria na maior parte das vezes faz parte de um ciclo da Vida. Geralmente o aposentar-se após os 50 ou 60 anos, embora saiba que existam pessoas que irão se aposentar mais cedo e outras mais tarde e algumas, como eu, que nunca aposentarão.
 
Esse período é marcado para um grupo de pessoas como o “descanso merecido”, como  “premio” e para outros como um “castigo”. Durante o período laboral fazemos grupos de amigos, temos rotinas, desafios, metas e tudo isso dá sentido e gosto pelo que fazemos. Durante esse período, criamos filhos, investimos no futuro que agora chega, casamos, enfim construímos o que chamamos de Vida. 
 
Quando vem o encerramento do trabalho de anos, estamos na idade em que os filhos já foram criados, os investimentos já foram feitos, estamos cansados dos desafios, metas e rotinas e sonhamos em sermos donos do nosso tempo. Contudo a ruptura de anos ininterruptos tras consequências  emocionais e sexuais. Sendo assim acredito que precisamos preparar para a aposentadoria. 
 
Desenvolvo trabalho em empresas tratando desse tema e conversando como os futuros aposentados; percebo  que, em sua maioria, eles não sabem o que farão com o resto de suas vidas. Deixam acontecer para depois decidir.  Sugiro que repensem e planejem suas Vidas que virão.
 
Mudanças aconteceram, por exemplo, na família: seus filhos ou seu cônjuge não sabem o que é ter você em casa todos os dias, mudando a rotina de anos que você não acompanhou. Você provavelmente não concordará com as ações que eles executarão.  Na empresa que trabalhou se você quiser  matar a saudade, será exigido um crachá, preencher um formulário de acesso por um funcionário que você conversou por anos. Parecerá um estranho. 
 
Para os homens a perda do poder e status que o trabalho proporciona, além da diminuição salarial, poderá trazer problemas  sexuais. A perda eretiva e a falta de desejo são comuns nessa fase. O sexo está muito ligado ao poder.  As brigas mais frequentes com a esposa, a preguiça diária, o desistir de sonhos tudo isso e muito mais traz certa depressão emocional que traduz na sexualidade.  Desenvolver novas rotinas, trabalhos remunerados ou não que expressem seu desejo, atividades com a parceira- construir um novo casamento com a mesma mulher pode ser muito importante para o sexo. 
 
As mulheres nessa fase coincide com a menopausa que é a interrupção da ovulação. É comum seus hormônios diminuírem interferindo no apetite sexual. Reposição hormonal e prática de exercícios físicos melhoram em muito sua performance sexual. Geralmente, a mulher sempre tem muitas atividades paralelas enquanto desempenha sua profissão. A aposentadoria para elas e uma ótima possibilidade para fazer outras coisas ou fazer melhor as que já desempenhavam.
 
As mudanças são inexoráveis, precisamos nos motivar e nos reinventarmos sempre. Parar de sonhar, de desejar é o inicio do envelhecer. Manter atividades físicas e intelectuais, aumentar as carícias, as possibilidades de contato e de trocas afetivas é nos manter sempre jovens mesmo que as rugas, flacidez do tempo queiram nos denunciar. 
A Vida é para sempre, depende como você irá utilizar o que tem! 
<< Voltar Criar novo comentário
0 Total de itens
Criar novo comentário
Nome*
Assunto*
Comentário*
Por favor digite o código da imagem a seguir*
Recarregar imagem

Sobre MimCarlos Boechat Psicólogo SexólogoBlogTese de MestradoFotosCVGaleria de imagens