Diminuição da Libido Masculina
Tenho 50 anos e possuo boa saúde, todos os exames estão normais e estável situação financeira. Tenho uma vida sedentária, não pratico esporte e não utilizo medicamentos de rotina. Há um ano percebo que minha libido diminui. Passo até três meses sem relação sexual. O interesse sexual por minha esposa diminuiu muito e isso me assusta porque nossa relação conjugal é ótima... Será alguma coisa hormonal? Andropausa?
A sexualidade é uma manifestação biopsicossocial. É sabido que o homem pode ter relações sexuais em toda a vida, desde que o mesmo tenha boa saúde, não tome remédios inibidores da sexualidade.
Contudo, mesmo o homem saudável, experimenta uma diminuição em sua “performace” se comparada com os anos da juventude. Hoje, um homem de 50 anos não é velho. Muitos estão construindo novas famílias, praticam esportes radicais, malham em academia, namoram mulheres belíssimas fazendo inveja a rapaziada boquiaberta.
Os fatores biológicos mais comuns a partir dos 45 anos que influenciam a sexualidade são: problemas cardiológicos (pressão alta, cardiopatias e seus medicamentos); diabetes; diminuição hormonal e depressão. A chamada andropausa é o período de mudanças nas taxas hormonais que podem ser facilmente estabilizada com medicação específica, mas sempre com orientação médica. Há casos que bastam um pequeno período de medicação para o organismo voltar a produzir seus hormônios, mas há indivíduos que deverão tomar por toda a vida. Nesse caso, tem-se que pesquisar histórico de câncer na família, e manter um controle do volume prostático.
Os fatores psicológicos são complexos, vão desde fatores inconscientes á depressão. É necessário um trabalho psicológico profundo para conhecer as causas e tratá-las.
Percebo alguma dificuldade de homens irem a consultório psicológico.
Para muitos é sinal de fraqueza: “eu tenho que resolver meus problemas”, mas ainda bem que isso está mudando e tenho um grande número de homens em atendimento.
Eles compreendem que é força conhecer-se, enfrentar suas verdades e realmente saem homens mais seguros e melhores consigo e com as pessoas que o cercam.
Há questões relacionais, mesmo que nosso leitor tenha uma boa vida conjugal, sua esposa pode não atraí-lo mesmo sendo bela a seus olhos.
O tempo de intimidade, a acomodação do casal, a rotina de atividades sociais, afetivas e sexuais podem aos poucos abafar os ímpetos e os impulsos tão necessários à vida sexual. Lamentavelmente, o amor e o tesão podem acabar. Depende de nós soprarmos constantemente a brasa e manter o fogo eternamente aceso, tanto em nossa alma como em nosso corpo.
Comments