Sábado (03/07) foi lançado em Vitória o Livro “Só ação traz alivio” do psicólogo e amigo Enéas Lara, no qual tive a honra de prefaciar. A noite estava ótima com excelente coquetel e amigos em torno do ótimo profissional e escritor. Homens e mulheres muito bem arrumadas e de belezas ímpar em um só lugar. Até pensei que estava em reunião diferente, até vê-lo na mesa de dedicatórias. E foram muitas.....até cansei ao vê-lo fazer tantas.
Fiquei a pensar no titulo e no conteúdo do livro na questão da sexualidade. Na clinica psicológica ouvimos os lamentos, as dores e as inadequações sexuais das pessoas e, por mais que as mesmas estejam empenhadas em melhorar a si mesmas, percebo a dificuldade em dar o primeiro passo. A Terapia Sexual – trata das disfunções sexuais, usa como ferramentas terapêuticas, técnicas a serem executadas em casa, pelo paciente e dessa forma reorganiza e/ou aprende ações que levarão a supressão da disfunção que tanto o atordoa.
No início é estranho, parecendo que o terapeuta enlouqueceu ou está brincando mas aos poucos com a consciência da ação e seus resultados o benéficos essas novas ações incorporam ao padrão de comportamento e um novo ser surge.....aliviado.
Pessoas com fortes repressões sexuais por motivos morais ou religiosos tendem a ficar presa na “não ação” o que de certa forma, é uma ação. O medo nos paralisa ou faz com que evitemos comportamentos contrários ao comando original (interior). A psicoterapia tem a função de levar o individuo a compreender seu processo sócio-histórico, tomar consciência que a historia de sua família não é a sua, que as crenças introjetadas na infância não servem mais para o dia atual e....com muita dificuldade fazer ações que mostre novas possibilidades de viver com prazer e alguma felicidade. Mas, se não houver ação, as coisas continuam no mesmo lugar. Por ex. se você ler um livro de autoajuda, nos primeiros 15 dias que terminou o livro você se acha uma nova pessoa, tudo está claro, projetos são desejados e construídos mas...se não houver ação, tudo volta a ser como antes. E assim vamos nos enganando ou nos motivando para novas tentativas, sem sucesso mas seguro que está tentando.
Na vida sexual acho que não pode ser assim. Sexo é amor, é interação, é compromisso, cumplicidade, enfim, um conjunto de sentimentos e sensações que só tem sentido na AÇÃO. Teorizar o beijo, reproduzir cenas de filmes amorosos ou pornográficos, podem no início até ajudar quem não sabe o que fazer, mas somente a prática do sentir o cheiro, a suavidade do beijo (ou força), a silhueta do corpo amado, e o crescente prazer que leva ao orgasmo leva a realização e a felicidade momentânea do encontro prazeroso. E o continuo desse momento feliz nos capacita a continuar na ação da felicidade. Pois esta, para mim, só é possível no movimento. Meditar, orar, pensar embora possam serem executados em quietude, mas é ação interna.
Dr. Enéas Lara, além de exemplificar o caminho do alivio que é prazer e felicidade, nos oferece uma maneira prática, racional para atingir. Pode ler e nada fazer ...é um livro bem escrito mas ficará na prateleira como todos os outros , mas se executar as sugestões podemos modificar a própria vida, com dificuldade é claro, quem disse que seria fácil o viver?! Mas bem possível. Não é um livro de autoajuda nem um livro sobre sexualidade, mas é sobre o viver bem e a isso tudo é englobado.
Você está carente de sexo? Você esta carente de um bom beijo na boca? Você esta carente de um abraço apertado, sincero que diz que é importante? Então...para de ler esse artigo e vá à pessoa mais próxima e age....assim...terá um alivio.
Comments